Descubra conosco como a Black Friday Brasil surgiu e como você pode aproveitar este período da melhor forma possível!
Você sabe quando e como surgiu a Black Friday Brasil? O período, marcado por promoções e preços bastante atrativos, já caiu no gosto tanto dos lojistas como também dos consumidores brasileiros.
Ano após ano, milhares de pessoas aguardam ansiosamente o final do ano por um motivo: a Black Friday. A data, que vem se tornando a preferida para os consumidores, é repleta de ofertas e condições especiais.
No entanto, apesar da popularidade por trás da Black Friday Brasil, muitos ainda não sabem sequer quando ela acontece.
A fim de proporcionar respostas para todos os questionamentos relacionados à Black Friday, nós preparamos este conteúdo! Leia conosco e descubra tudo o que você precisa saber sobre a data!
Qual é a origem da Black Friday?
A Black Friday é uma ação promocional que surgiu nos Estados Unidos e já foi adotada por uma série de países, inclusive o Brasil.
Muito se discute sobre a origem desta data. No entanto, a explicação mais convincente é de que ela está associada ao conhecido Dia de Ações de Graças, data comemorada na última quinta-feira do mês de Novembro.
Deste modo, a fim de proporcionar uma maior movimentação no mercado, pensando também nas festas de fim de ano, a sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças recebeu o nome de Black Friday.
Nesta data, os consumidores encontram diversas promoções e preços tentadores em diferentes lojas, para todo e qualquer tipo de mercadoria. O que vale desde notebooks até mesmo tênis para corrida.
O sucesso por trás da Black Friday fez com que a ação fosse adotada por outros países, como o Brasil. Mesmo não existindo o Dia de Ações de Graças, a data também é comemorada no final de novembro.
Quando surgiu a Black Friday Brasil?
A primeira Black Friday Brasil aconteceu em 2010, no dia 28 de Novembro. Por ter sido uma novidade na época, a ação promocional aconteceu somente nas plataformas de venda online.
No entanto, com o passar do tempo, a data começou a ganhar mais relevância no país, tornando-se um sucesso entre lojistas e consumidores.
Hoje, a Black Friday Brasil já se assemelha com o modelo norte-americana, com inúmeras promoções e ofertas especiais tanto em lojas físicas quanto no e-commerce.
Entendendo que a Black Friday é um período com potencial para alavancar as vendas, muitos lojistas começam a se preparar com antecedência, tirando todo o mês de novembro para a ação especial.
Desta maneira, os consumidores encontram à sua disposição diferentes produtos com desconto. E, precisamos concordar que economizar nas suas compras é bastante vantajoso, né?
Se você é uma daquelas pessoas que ama economizar, você não pode perder os benefícios proporcionados pelo Meu Cupom de Desconto.
Quais as melhores lojas na Black Friday Brasil?
Como você pode ver, a Black Friday Brasil é o período ideal para quem gosta de fazer as suas compras com economia.
No entanto, para fazer um bom negócio, é de fundamental importância que você saiba quais são as melhores lojas para comprar na Black Friday!
A seguir, confira conosco algumas das principais opções para fazer as suas compras gastando pouco:
- Americanas;
- Submarino;
- Magazine Luiza;
- Shoptime;
- Casas Bahia;
- Netshoes;
- Entre outros.
Portanto, você poderá encontrar uma grande variedade de produtos com condições especiais em cada uma das lojas citadas acima. Basta se preparar com antecedência e aproveitar!
Como economizar na Black Friday Brasil?
Quando o assunto é garantir uma maior economia durante o período da Black Friday, existem algumas práticas que podem ajudar o consumidor a fazer as suas compras sem excessos.
Afinal de contas, ninguém deseja terminar o ano com diferentes dívidas a serem pagas, certo?
Sendo assim, acompanhe algumas dicas valiosas para economizar na Black Friday, sem deixar de aproveitar os vários descontos e promoções. Vamos lá?
1. Compare os preços
Como foi possível compreender, a Black Friday Brasil é uma data levada a sério por uma série de lojas. Com isso, se você deseja comprar um determinado produto, o ideal é fazer uma comparação de preços.
Isso porque, você não quer comprar um produto e, logo depois, encontrar um preço inferior ao que pagou, né?
Fazer este trabalho de pesquisa é indispensável, uma vez que ele faz com que você faça um ótimo investimento ao longo da Black Friday, sem correr o risco de se decepcionar depois.
2. Planeje-se antes de comprar
Economizar na Black Friday está diretamente associado à se planejar com antecedência. Afinal de contas, agir por impulso pode fazer com que você faça uma compra e se arrependa depois.
Deste modo, o ideal é que você chegue no mês de novembro tendo em mente quais são as suas necessidades.
A partir deste planejamento, será possível fazer uma pesquisa de preços mais eficiente, tomando assim uma decisão assertiva no momento de compra. Consequentemente, a sua economia será maior!
3. Aproveite condições como cupom de desconto e cashback
Durante a Black Friday Brasil, você poderá encontrar, além de diversas promoções, condições especiais como cupons de desconto, o que fará com que você economize ainda mais!
Com o Meu Cupom de Desconto você poderá encontrar os melhores cupons de desconto em mais de 800 lojas parceiras!
Como evitar cair na “Black Fraude”?
Com a popularização da Black Friday Brasil, começaram a surgir muitos relatos de lojas de fachada ou de promoções falsas. Como consequência, o termo “Black Fraude” começou a ser um assunto muito comentado.
Se você deseja evitar cair em golpes durante esta data, é necessário tomar alguns cuidados. Leia a seguir como se prevenir:
1. Desconfie de descontos altos demais
Um golpe muito comum durante a Black Friday são as lojas que, semanas antes da data, aumentam o preço dos seus produtos e, logo após, oferecem descontos que, na verdade, não existem.
Então, uma das formas de se resguardar contra esse tipo de golpe é acompanhar a evolução dos preços praticados pelas lojas.
Para isso, é bom que você já tenha um planejamento em mãos e saiba o que quer comprar na Black Friday Brasil.
2. Pesquise sobre as lojas
Uma outra estratégia para não cair em ciladas é pesquisar a reputação da loja na qual você deseja comprar os seus produtos. Aqui, você pode conferir avaliações de consumidores antigos.
Se grande parte deles vem relatando uma experiência negativa, o ideal é buscar por uma outra opção no mercado.
Portanto, ter este cuidado é indispensável para que você não caia em golpes como comprar em lojas de fachada, onde você faz a compra de um produto e nunca o recebe na sua residência.
3. Conheça os seus direitos
Uma das melhores formas de não se enganar na “Black Fraude” é conhecer os direitos do consumidor. Afinal, assim você poderá encontrar formas de se prevenir contra golpes e ciladas.
Além disso, não se esqueça de sempre guardar os comprovantes, independentemente de qual tipo for. Notas fiscais, e-mails de confirmação e certificado de garantia são fundamentais em uma compra.
Fugir da “Black Fraude” é mais simples do que você imagina. Basta se planejar com antecedência e redobrar a atenção no momento de fazer as suas compras!
Agora que você já sabe tudo sobre a Black Friday Brasil, que tal começar a se preparar para o período mais aguardado do ano?